terça-feira, 30 de agosto de 2011

-engajamento político afetivo-

Manifesto aqui o posicionamento do L.I.X.O in-process diante a ocupação da reitoria por parte dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá. 

Dentre vários aspectos deste acontecimento - organizado, inteligente, bem articulado e zeloso com o patrimônio da Universidade - destaco a alegria e a satisfação estampada no rosto de todos; sorrisos e gritos que vibram uma força contrária a tão presente apatia que se instaura em nosso cotidiano. Foi essa alegria que registrei hoje no manifesto organizado pelos estudantes. Um engajamento afetivo político que revela uma potente força desejante de ação e transformação. Ressalto a questão da afetividade e a considero extremamente política, pois possibilitou que inúmeros estudantes, alguns técnicos e professores fossem tocados pela vibração de um acontecimento político e percebessem que a causa maior é, de algum modo, a própria vida. Além e aquêm de preconcetos e esteriótipos que se tem, não somente contra o movimento estudantil, mas quanto a qualquer forma oposição e reinvindicação, o que se faz claro e aparente é que o engajamento é sempre pela vida, e é por ela que não devemos seguir admitindo.

Segue aqui o link para essas e outras fotos: 
https://picasaweb.google.com/117710173999242650792/OcupacaoReitoria?authuser=0&authkey=Gv1sRgCNOMrL3HsZyksQE&feat=directlink





















6 comentários:

  1. Realmente, foi uma experiência única para mim.

    ResponderExcluir
  2. Sol louco céu estridente, cabeça quente e o coraçao valente! Timbre

    ResponderExcluir
  3. Todos, juntos, fazendo história na Cidade Canção.
    O que não se aprende em livros, nem nas salas de aula... se aprende na luta, na vivência quotidiana, livre das arestas verborrágicas do velho método GLS: giz, lousa e saliva... Estamos de parabéns! Universo de mentes pensantes e corpos inquieatantes.

    ResponderExcluir
  4. Quem passou pelos arredores da UEM hoje pela manhã foi obrigado a se reorientar espacialmente: pessoas apressadas para irem a qualquer lugar tiveram de redesenhar seu mapa diário, exigiu inclusive outra cognição da própria cidade de Maringá, já que o percurso-de-cada-dia estava "ocupado". Em suma, muitos tiveram que pensar... pensamento disparado pela bela manifestação que colocou duas mil pessoas nas ruas. De maneira geral, o que se viu foi a disseminação afetiva da causa que não apenas atravessa nossa universidade, mas diversos setores da sociedade brasileira...
    O que se viu não foi a mobilização de uma "massa" disforme, desinformada, acrítica; tampouco "povo", com a defesa de uma causa local, circunscrita à nossa Universidade. Foi, sem dúvudas, comportamento de multidão, pluricomposta, heterogênea, com força coletiva, imanentemente diferente; comportamento de matilha.
    Gostaria de parabenizar a ocupação e todos os que participaram e que defendem os ideais da educação.
    Parabéns Roberta, pelos registros alegres...
    Abraço, Nikolas

    ResponderExcluir
  5. nossa Nikolas....muito bom o que vc escreveu...concordo mesmo com o que vc disse, to até pensando em colocar seu texto no lugar do meu:) beijo pra vc e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Chega a ser até contagiante essa felicidade, não? Um movimento muito afetivo mesmo.

    ResponderExcluir